Terapia EFT ou Tapping – equilíbrio emocional

(EFT – Técnica de Libertação Emocional) psicoterapia integral: corpo, mente, emoções e energia >>>>> liberte o que precisa de perder. ganhe o que mais deseja.

Como se cria um trauma emocional e físico

Deixe um comentário

A terapia EFT (ou Método Tapping)  tem como fundamento que cada acontecimento que faz sentir “mal”, desde um incómodo até algo grave, causa um bloqueio, uma marca, no sistema energético do corpo, que se traduz em sintomas físicos e emocionais.

Através da epigenética, sabemos que o “meio ambiente” é um factor de controle no que acontece com as células, condicionando o desenvolvimento correcto ou deficiente ou causando doenças. E para uma célula o “meio ambiente” é tudo. Desde o que se come, até aos compostos bioquímicos que o corpo produz em reacção aos pensamentos e emoções, passando pelo contacto com outros seres exógenos, como bactérias e vírus.

Tudo o que se passa no meio ambiente da célula, activa ou destactiva antenas receptoras próprias para cada “acontecimento” e de cada vez que uma célula se reproduz, reforça a presença de determinadas antenas que por sua vez são a representação de um acontecimento.

images

Imagine um momento em que viveu uma situação de medo intenso associado, digamos a uma barata – só para ser um assunto simples.

Acontecem várias coisas nesse momento.

Primeiro o cérebro percepcionou, por algum motivo, a barata como algo perigoso. A seguir dá ordens ao corpo para produzir uma grande quantidade de bioquímicos como o cortisol e adrenalina para preparar o corpo para lutar ou fugir.

Estes químicos transformam o “meio ambiente” da célula activando muitas das suas antenas receptoras destes químicos e inundando o interior da célula com esta informação de perigo. A célula, interiormente, cria químicos de resposta a esta inundação e conforme o local do corpo, liberta ou absorve açúcares, abranda até ao estado mínimo ou acelera incrivelmente. Todos conhecemos os sintomas de um acesso de stress: respiração e coração acelerado, tensão muscular, estado de alerta nos sentido, olhos e ouvidos preparados para perceber o que se passa em volta e todos os músculos prontos para lutar ou correr sem parar.

E assim está criado um nó. Um medo, racional ou não, não importa, resulta numa alteração do meio ambiente da célula, que altera por sua vez a própria célula ao nível da activação e desactivação de genes no ADN, o que cria dentro de si uma representação da percepção e da experiência de perigo e apesar de os valores baixarem no corpo em geral, este acontecimento deixou uma marca na célula.

epigenetics_FINAL

Quando for altura desta célula se reproduzir, irá reproduzir-se tal como está, com esta marca. e o número de células afectadas irá aumentar, tal como uma sensação de desconforto no corpo, um aumento do estado de alerta e de excesso de produção de químicos desnecessários. A longo prazo, níveis elevados de stress, nem sempre consciente, produzem grandes estragos no delicado estado de equilíbrio e saúde, criando dificuldades em dormir, concentrar-se, aumento de peso, problemas cardíacos e de um modo geral uma sobrecarga no organismo.

E por fim, tudo isto criou uma memória, associada a um estado emocional, físico e energético que vai desde uma percepção até todas as células e ao mundo intracelular.

Foi instalado um medo de baratas. Com o tempo a associação cérebro/corpo vai repetindo este acontecimento ao nível da memória, reforçando de cada vez todo o sistema e criando uma reação cada vez mais instalada, reforçada e profunda. De cada vez que encontra uma barata tudo acontece de novo com uma intensidade maior. E mesmo quando não vê uma barata, essa reacção vai crescendo, via reforço da memória. Por fim, só a vaga ideia de um dia poder eventualmente ver uma barata causa tanta reacção como ver efectivamente uma. Está instalada uma fobia intensa.

Como o EFT lida com isto?

É simples. Cada sintoma, cada aspecto, é trabalhado separadamente de modo a libertar a energia associada ao nó emocional e físico.  É uma reprogramação cerebral e física rápida, suave e efectiva. Vamos indicar ao cérebro que aquilo que percepciona como perigo, não o é.  E programar uma nova de reacção de tranquilidade e calma perante a mesma situação.

Neste exemplo falámos de uma barata e de uma fobia, mas o principio é o mesmo para qualquer evento ou situação emocional , pois como se percebe, as emoções causam sintomas físicos e os sintomas físicos acabam por reforçar o lado emocional.

 

Anúncios

Autor: Alexandra

Terapeuta de EFT. Interessada em terapias energéticas e no fascinante mundo das emoções desde há muitos anos, abracei esta nova paixão após "sentir na pele" o poderoso efeito de transformação do EFT. A minha visão é divulgar e ensinar EFT em Portugal. A minha missão é ajudar o maior número de pessoas a sentirem-se em paz, livres, realizadas e felizes. Curso EFT Master Practitioner Curso Positive EFT Curso Energist Trainer Curso Formação de Formadores https://terapiaeft.wordpress.com/eftparatudo/sobremim/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s