Terapia EFT ou Tapping

(EFT – Técnica de Libertação Emocional) psicoterapia integral: corpo, mente, emoções e energia >>>>> liberte o que precisa de perder. ganhe o que mais deseja.

EFT, a terapia integral: a ligação corpo-mente e como funciona

Deixe um comentário

Desde há alguns anos que as terapias naturais são cada vez mais procuradas, e mesmo investigadas cientificamente, sendo que a maior parte se abriga dentro da área que se costuma chamar terapias holísticas. Cada vez mais entende-se que há uma ligação, ou melhor, integração, entre corpo, mente e espírito, e que não se pode tratar nenhum deles em separado. Somos um ser integral e devemos ser tratados assim.

Entre as inúmeras variantes da terapia holística, encontram-se os conceitos de medicina energética e psicologia energética. Entende-se que a matéria não é mais do que energia de vibração mais baixa e que, se buscarmos meios de cura através da energia, podemos mudar a matéria.

A Terapia EFT – Emotional Freedom Techniques (ou Tapping), é uma terapia que actua na energia dos meridianos através de toques ou batidas ligeiras. A técnica trabalha no sistema energético corporal, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, e usa certos pontos da acupunctura. Daí o nome muitas vezes utilizado de acupunctura sem agulhas. Mas ao mesmo tempo, e diferentemente da acupunctura, é utilizado o foco de atenção e pensamento, de modo a se atingir um alvo específico, ou seja o assunto a ser tratado. Normalmente este pensamento é traduzido em fala para facilitar a concentração (talking), por isso também é chamada de acupunctura psicológica ou emocional.

O número cada vez maior de testemunhos positivos, comprovam que terapias deste género (sendo o EFT uma das mais conhecidas, entre as várias terapias de energias dos meridianos) trazem uma notável melhoria em inúmeros casos.

Pode dizer-se que o responsável por esses resultados positivos é a própria conversa (talking), já bastante conhecida na psicoterapia tradicional. Sem dúvida isso tem parte da verdade. Pode-se dizer, também, que o resultado se dá por causa das batidas nos pontos de acupunctura. E isso também tem parte da verdade. Mais ainda, o EFT facilita a conversa interna, quando ouvimos e aprendemos a interpretar as mensagens que recebemos do corpo. Isso, sem dúvida, também tem grande parte da verdade. É o conhecido caminho de ouvir o que seu coração fala ou ouvir o corpo.

O uso da terapia da conversa (talk therapy) para problemas físicos é ainda bastante controverso quer na comunidade científica quer na generalidade do público. Mesmo que o mundo esteja cada vez mais aberto à ideia holística e ao conceito corpo-mente, a maioria das pessoas ainda está muito presa à ideia da separação do corpo físico para com o mental ou espiritual.

Esta ideia criou-se a partir no século dezassete com Newton e Descartes, e nasceu da necessidade de separar a ciência e o estudo científico da subjugação aos princípios da religião e do poder da igreja na Europa. Uma nova era começou no século vinte, e principalmente a partir da década de sessenta, com o despertar no Ocidente das antigas tradições da China e da Índia e em menor grau de outras tradições indígenas do continente americano. Com ela a ideia espiritualista vencia as barreiras do conceito religioso e se integrava no conceito terreno.

Do lado científico, no início do século vinte as teorias de Einstein e de outros colegas sobre a energia trouxeram uma nova maneira de pensar sobre a matéria, o visível e o invisível, resultando na moderna teoria quântica. Em outra área de investigação, na década de setenta, pesquisas conseguiram isolar os neurotransmissores, que actuam em grande parte no sistema imunológico. Isso foi rotulado como um segundo cérebro. Por outras palavras, o sistema imunológico, que nos protege das doenças, pode ser treinado a aprender e responder a sinais externos. Ou seja, o sistema nervoso também aprende e se lembra, tal como o cérebro.

Ao longo deste tempo as experiências científicas e empíricas têm demonstrado que o sistema nervoso pode afectar o sistema imunológico e o sistema imunológico pode afectar o sistema nervoso. Assim, podemos entender que o que chamamos stress causa muitos desequilíbrios no corpo. Hoje em dia sabe-se que o cérebro, os neurotransmissores (actuando como mensageiros e mediadores), e o sistema imunológico, comunicam uns com os outros e comunicam com todo o corpo e todas células, criando cada vez mais uma coerência e uma ligação total.

Existem mensagens que transmitem estados positivos do cérebro ao sistema corporal. E existem mensagens que transmitem estados negativos. É a ligação corpo-mente. Estes estados são chamados emoções. Assim, emoção é a informação de um estado apercebido como positivo ou negativo que se espalha pelo corpo e que apresenta sintomas físicos próprios.

Estes sintomas diferem e afectam sistemas e órgãos ou zonas do corpo diferentes. E como se faz a ligação deste estado ao sistema energético? Por todo o corpo existe uma rede que transmite a corrente eléctrica, tal como as veias que levam o sangue, e que liga todo o corpo. Os estados positivos e negativos também percorrem esta corrente, afectando-a de modo positivo, fluindo, ou negativo, bloqueando-a.

Podemos pensar nesta corrente energética como rios que correm, onde ocasionalmente caem pedras ou outros escombros – os estados negativos. Com o tempo e os acontecimentos da vida mais restos se acumulam. Até criar uma barreira. E esta barreira cria uma estagnação. Quanto mais se acumula, mais difícil é atingir o estado de fluxo de novo. E a quanto mais estagnação se cria, mais a energia se condensa e perde vibração, começando a criar dor ou doença no corpo.

Podemos aprender como influenciar o sistema emocional e físico, desbloqueando o fluir da energia, fazendo com isso uma grande diferença na nossa vida e saúde. Com isso, podemos levar uma vida de bem-estar e crescimento, ao invés de uma vida de medo, sempre se defendendo de doenças e outros factores negativos.

Com o desenvolvimento das técnicas da psicologia energética dos últimos vinte anos, tais como o EFT, e a maior aceitação do sentido holístico na medicina, a separação entre corpo e mente tende a desaparecer. O corpo é capaz de se auto-curar, e a EFT é uma óptima ferramenta para ajudar nesse processo.

Anúncios

Autor: Alexandra

Terapeuta de EFT. Interessada em terapias energéticas e no fascinante mundo das emoções desde há muitos anos, abracei esta nova paixão após "sentir na pele" o poderoso efeito de transformação do EFT. A minha visão é divulgar e ensinar EFT em Portugal. A minha missão é ajudar o maior número de pessoas a sentirem-se em paz, livres, realizadas e felizes. Curso EFT Master Practitioner Curso Positive EFT Curso Energist Trainer Curso Formação de Formadores https://terapiaeft.wordpress.com/eftparatudo/sobremim/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s