Estudos científicos – EFT e depressão

A depressão é um estado devastador que retira grande parte (se não a totalidade) da capacidade de acção e de funcionamento na vida.

Muitas vezes incompreendida, por não haver causas aparentes para a sua existência, é no entanto, para quem padece deste estado, um real e profundo sofrimento.

Desde um estado ligeiro depressivo passageiro ou de reação a circunstâncias adversas, a estados de profundo desânimo, a principal característica é a sensação de desistência, de que nada vale a pena. Já se passou o limiar de tudo o que se sentiu antes… e parece que nada vai mudar.

Os efeitos do EFT em casos de depressão são claros para quem observa e podem notar-se melhorias desde a primeira sessão.

No entanto a “cura” da depressão é um processo que implica um olhar sobre um grande número de assuntos interligados e a sua pacificação emocional, o que pode ser um processo de duração variável.

Este é um dos vários estudos feitos sobre EFT e sua aplicação sistematizada sobre pacientes com diagnóstico depressivo.


Os resultados mostram que EFT é altamente eficaz na redução dos sintomas depressivos numa amostra diversificada de população. O efeito pós-teste é maior do que em estudos semelhantes relacionados com a aplicação de medicamentos e psicoterapia.
Os pacientes mantêm os ganhos ao longo do tempo quer tenham tido terapia em grupo ou individual.

——————————————————-

Conclusions

The results show that Clinical EFT were highly effective in reducing depressive symptoms in a variety of populations and settings. EFT were equal or superior to TAU and other active treatment controls. The post test effect size for EFT (d = 1.31) was larger than that measured in meta-analyses of antidepressant drug trials and psychotherapy studies. EFT produced large treatment effects whether delivered in group or individual format, and participants maintained their gains over time. This meta-analysis extends the existing literature through facilitation of a better understanding of the variability and clinical significance of depression improvement subsequent to EFT treatment.

Todo o texto AQUI

 


Referências e outros estudos científicos sobre o EFT aplicado AQUI

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s