EFT e a hormona do stress – cortisol

viver sem stress com EFT

O maior assassino de pensamentos, sentimentos e acções mais positivas são o stress e as enormes limitações que ele nos coloca. Portanto, o estudo do stress tem tido bastante atenção. Esta pesquisa mostra até que ponto o EFT é eficaz a libertar o stress e a permitir que o corpo e a mente funcionem plenamente.

Um estudo realizado pelos Dr. Dawson Church e David Feinstein mediu os níveis de cortisol antes e após cada tratamento.  O cortisol foi medido por ser conhecido como a “hormona do stress” do corpo: quando o stress sobe, o mesmo acontece aos níveis de cortisol.

83 Participantes foram divididos por 3 grupos:

  • o primeiro grupo recebeu uma hora de tapping;
  • o segundo grupo recebeu uma hora de psicoterapia (terapia de “conversação”);
  • e o terceiro grupo (grupo de controle) não recebeu qualquer tratamento.

Os investigadores mediram os níveis de cortisol de cada pessoa antes e após o tratamento. Quando por fim estavam a medir os níveis de cortisol do grupo de tapping, após o tratamento, pensaram que tinham algum problema: os níveis de cortisol tinham caído de forma tão significativa, e num período tão curto de tempo, que eles pensavam ter havido algum problema com o equipamento usado.

Continuaram a calibrar os equipamentos e a fazer novos testes até que, finalmente, chegaram à conclusão de que, de facto, nada havia de errado com o equipamento, mas que o tapping tinha funcionado!

Resultados: O 1º grupo (Tapping) demonstrou uma redução de 24% nos níveis de cortisol, enquanto os 2º e 3º grupos mostraram a diminuição regular dos níveis de cortisol que acontece ao longo do tempo.

Factos: A psicoterapia, sozinha, pode aliviar o stress, mas precisa de um longo período de utilização para ser eficaz. Os benefícios imediatos de psicoterapia não são evidentes no corpo, onde quantidades excessivas da “hormona do stress” (cortisol) continuam activas de forma desenfreada, colocando a saúde em risco.

Conclusões do estudo: o tapping equilibra a actividade entre as regiões simpática e parassimpática do cérebro, produzindo “um estado emocional neutro,” o padrão ouro da saúde e bem-estar.

Anúncios

One thought on “EFT e a hormona do stress – cortisol

  1. Pingback: Como o EFT pode mudar a sua vida – Terapia EFT ou Tapping – equilíbrio emocional

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s