a vítima, o agressor e o salvador: o triângulo dramático

A análise transaccional observa as relações e os jogos de poder e submissão que existem numa grande parte das relações.
 
O triângulo dramático é composto por papéis e modos de estar na vida que alimentam relacionamentos tóxicos (e reparem que são os relacionamentos que se tornam tóxicos, não as pessoas em si mesmo).
 
Normalmente são posições variáveis que alternam entre agressor, salvador e vitima, num circuito vicioso de que não é fácil sair sem tomar profunda consciência do seu papel nele. De notar que estas posições são inculcadas desde a mais terna infância e são modos inconscientes de reagir.
 
triangulo dramático
 
A posição de vitima, que é realmente a posição de qualquer criança perante todos os adultos que a cercam, vai-se mantendo fixa através do condicionamento da educação em sociedade que temos, onde se diz sempre não penses, não sintas, não tens autonomia. Eu (os adultos, a escola, os médicos, o governo, a religião) sei o que é bom para ti, tu não tens poder.
 
Os papéis de salvador e agressor ajustam-se a este papel de vítima, pois as vitimas “pedem” quem as salve, tome decisões, mande nelas, as agrida de múltiplas formas e tudo o mais…
 
E como sair deste jogo? Consciência e o difícil trabalho de dizer não.
No caso do trabalho que aplico com EFT, as emoções ligadas à incapacidade, não merecimento, falta de poder pessoal e baixa auto-estima são algumas das etapas de um trabalho profundamente transformador no caminho da autonomia, auto-responsabilidade e amor próprio do papel adulto (retomando a análise transaccional).
 
 
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s