Terapia EFT ou Tapping

(EFT – Técnica de Libertação Emocional) psicoterapia integral: corpo, mente, emoções e energia >>>>> liberte o que precisa de perder. ganhe o que mais deseja.


Deixe um comentário

Estudo científico – Clinical EFT

Neste estudo Dawson Church, apresenta um estudo sobre o estado do EFT no mundo e apresenta uma versão de EFT, regulada, com um protocolo sistematizado, de modo a poder entrar no mundo da ciência regulada e a ser aprovado como método recomendado pela Associação Americana de Psicologia.

É um artigo extenso em que se propõe o EFT como um Tratamento Empiricamente Validado e onde se apresentam as conclusões de estudos sobre vários assuntos, nomeadamente:
Problemas psicológicos: ansiedade, stress pós-traumático, fobias e depressão
Problemas fisiológicos: dor e auto-imunidade
Desempenho: cumprir objectivos no desporto, negócios e escolares ou académicos

As conclusões gerais são que o EFT apresenta sempre beneficios, mesmo com poucas sessões, que esses benefícios se mantém ao longo do tempo (dependendo do tipo de condição) e que o EFT pode ser aplicado em sessões individuais ou em grupo obtendo sempre efeitos positivos, sendo seguro e não apresentando efeitos secundários mesmo em auto-aplicação.

TODO O ESTUDO

EFT-tapping-reduce-pain-anxiety-long-term-illness-ptsd-alternative-health-self-help

Dawson Church, PhD, o sucessor de Gary Craig na manutenção do site EFTUniverse.com, médico e pesquisador na área da saúde mental e psicologia energética, tem um longo percurso científico e apresentou vários trabalhos sobre a medicina alternativa e energética no tratamento de várias desordens emocionais e psicológicas. Tem feito um excelente trabalho na sistematização e divulgação do EFT.
Biografia sobre Dawson


Deixe um comentário

Estudos científicos – EFT e depressão

A depressão é um estado devastador e que retira grande parte (se não a totalidade) da capacidade de acção e de funcionamento na vida.

Muitas vezes incompreendida, por não haver causas aparentes para a sua existência, é no entanto, para quem padece deste estado, um real e profundo sofrimento.

Desde um estado ligeiro depressivo passageiro ou de reação a circunstâncias adversas, a estados de profundo desânimo, a principal característica é a sensação de desistência, de que nada vale a pena. Já se passou o limiar de tudo o que se sentiu antes… e parece que nada vai mudar.

Os efeitos do EFT em casos de depressão são claros para quem observa e podem notar-se melhorias desde a primeira sessão.

No entanto a “cura” da depressão é um processo que implica um olhar sobre um grande número de assuntos interligados e a sua pacificação emocional, o que pode ser um processo de duração variável.

Depressão e EFT

Este é um dos vários estudos feitos sobre EFT e sua aplicação sistematizada sobre pacientes com diagnóstico depressivo.


Os resultados mostram que EFT é altamente eficaz na redução dos sintomas depressivos numa amostra diversificada de população. O efeito pós-teste é maior do que em estudos semelhantes relacionados com a aplicação de medicamentos e psicoterapia.
Os pacientes mantêm os ganhos ao longo do tempo quer tenham tido terapia em grupo ou individual.

——————–

Conclusions

The results show that Clinical EFT were highly effective in reducing depressive symptoms in a variety of populations and settings. EFT were equal or superior to TAU and other active treatment controls. The post test effect size for EFT (d = 1.31) was larger than that measured in meta-analyses of antidepressant drug trials and psychotherapy studies. EFT produced large treatment effects whether delivered in group or individual format, and participants maintained their gains over time. This meta-analysis extends the existing literature through facilitation of a better understanding of the variability and clinical significance of depression improvement subsequent to EFT treatment.

Todo o texto AQUI

 


Referências e outros estudos científicos sobre o EFT aplicado AQUI


Deixe um comentário

workshop Libertação Emocional

cb1c15b2-7a9b-4b82-90d5-50d203d0f3a2
Neste mini-workshop de 2 horas tome contacto com um modo de libertar as emoções do passado e a sentir-se bem no presente e futuro.
Local, data e horário:
  • Em Sintra: AQUI
  • Domingo, 28 Maio, das 17h às 19h
Pode sempre trazer um(a) amigo(a).
——……——
Estamos habituados a considerar que o tempo cura qualquer “trambolhão” da vida. No entanto, e muitas vezes passados anos, de cada vez que nos lembramos do que se passou, ainda sentimos algo: zanga, tristeza, ansiedade, um mau estar, uma dor  que se mantém…
E carregamos connosco e sem perceber este “peso”, a cada momento da vida presente. Muitas vezes temos consequências físicas, como dores crónicas ou muito constantes, outras vezes vamos repetindo um padrão de comportamento ou de encontrar sempre o mesmo tipo de pessoa, ou temos um peso na alma e no coração, uma dor emocional que não sara.
E se todo esse peso desaparecesse? A dor física ou emocional, a ansiedade, os medos, a zanga intensa e interna, a tristeza a depressão…  Finalmente sentimos o alívio, a energia e a liberdade para re-criar a vida que desejamos, mais leve e com muito mais alegria.
Com a Kinesiologia Emocional aprendemos a:
. transformar totalmente a forma como nos sentimos interiormente;
. dissolver e eliminar bloqueios emocionais/energéticos do passado de uma vez por todas;
. estimular o sistema imunitário, a saúde e a vitalidade;
. desbloquear a nossa inteligência, intuição e magia naturais;
. aumentar o nosso bem-estar;
. atrair a atenção positiva dos outros;
. dar muito mais aos que nos são próximos…
Nesta oficina venha ter uma experiência libertadora e aprender que realmente pode deixar o passado onde ele pertence: lá atrás.


Deixe um comentário

Fobia de elevadores

panic-attack-4

Simão chegou com uma fobia de elevadores. Contou que esta situação já durava há algum tempo mas que “o medo tem vindo a aumentar e começa a limitar a minha vida”.

Perguntei-lhe o que sentia quando entrava num elevador. Ele explicou que era como se “uma coisa viesse em direção à minha cara e me retirasse o ar”. Começámos então por trabalhar com essa sensação. Recorremos bastante à técnica da visualização e às sensações físicas que o Simão tinha quando entrava em elevadores. Ao sintonizar-me com tudo o que ele estava a sentir, tornou-se intuitivo guiá-lo e ir trabalhando as várias camadas e aspectos do problema (todas as lembranças, pânico interno, ansiedade por se sentir a sufocar, etc.).

Este foi um tratamento bastante rápido, foram precisas apenas duas sessões (4 horas ao todo). No final da primeira sessão, perguntei se podíamos fazer um teste e o Simão aceitou, dizendo que já se sentia confortável para tentar. Levei-o ao elevador do meu prédio e pedi-lhe que entrasse. Ele conseguiu fazê-lo com relativa facilidade, sem se sentir a sufocar.

Quando se encontrou comigo para a segunda sessão, o Simão contou-me que já entrava muito mais facilmente nos elevadores do seu local de trabalho. Trabalhámos nas pequenas sensações que ainda restavam e, no final, fomos até ao elevador novamente. Ele disse que se sentia “bem, como se estivesse em outro local qualquer”. A sua fobia tinha desaparecido.

Esta é uma das características mais incríveis da EFT, a rapidez com que atua. Desde que sejam trabalhados todos os aspetos, todos os pequenos sinais e sintomas que aparecem no corpo, vão-se libertando os pequenos gatilhos que ativam a fobia e esta acaba por ser eliminada.

testemunhos sobre o Curso EFT Master Practitioner

Deixe um comentário

Estes são testemunhos e experiências de alguns alunos sobre o Curso de Terapeuta de EFT.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=videoseries?list=PLrOFmzGICVbQQqwB6Z17QZAMu94gpFYPx&w=560&h=315]


A minha expetativa era grande quando fiz este curso, já vinha vindo a praticar EFT comigo mesma há já algum tempo significativo, fazer a formação era o passo “lógico” seguinte”! Bom para mim e por consequência útil para quem me procurava em termos profissionais. Estava de facto muito ansiosa por esta oportunidade, por tudo o que vinha confirmar em mim com a prática de EFT.

Foi uma experiência incrível! Três dias muito intensos em conteúdos, práticas e aprofundamento, um mergulho dentro de mim enorme e quase incontrolável! Algo dentro de mim sinalizava o quanto importante iria ser esta aventura….mas confesso que não imaginava o impacto que isso poderia, na verdade, ter na minha vida!

A EFT é de facto uma técnica fantástica e diria mesmo que mágica. Ainda hoje, após a conclusão desta maravilhosa formação, sinto-me encantada com tudo o que tenho vindo a testemunhar, quer no meu processo pessoal, quer no acompanhamento profissional, as mudanças brutais que a EFT promove. Recomendo! Um método tão simples, tão fácil, tão eficaz e acessível a qualquer pessoa de o aprender.
Ter “escolhido” a Alexandra como minha formadora também não foi um “acaso”. Depois de várias pesquisas, avaliações e sentires para oficializar a minha vontade para esta formação, o meu coração guiava-me incontrolavelmente sempre na direção da Alexandra… foi sem dúvida a melhor escolha! A essência dela é a “cara” do próprio método… profunda, simples e muito transparente na passagem deste incrível conhecimento e foram estas caraterísticas que mais me encantaram e colaboraram fortemente na minha própria entrega a 3 dias intensos de um mergulho inesquecível!
Muito Grata Alexandra pela tua genuína generosidade e entrega e muito Grata à EFT pela vossa presença na minha vida.
Vitória Granja – EFT Master Practitioner

A Terapia de Libertação Emocional baseia-se na análise do ser como entidade matéria e para quem tem o pensamento estruturado na ciência sabe que estou a falar de: átomos, moléculas, membranas que canalizam corrente elétrica, como por exemplo, as nossas sinapses nervosas que transportam informação até ao nosso cérebro o qual responde da mesma forma, por isso, reagimos aos estímulos.

Nunca ninguém nos ensinou a sentir, pensava eu quando procurava lógicas de vida para mim, a EFT ensina-nos a sentir e a libertarmo-nos das ideias/crenças que consomem as nossas energias. Ela reeduca-nos a ter pensamento livre sem enredos labirínticos que construímos ou que somos induzidos a construir!
Gostaria de transmitir por palavras o que sinto, não sei se consegui, para mim, tudo tem lógica, tudo encaixa, é extraordinário o trabalho que a EFT faz para encontrarmos a felicidade do desapego, do amor incondicional o que nos leva à revelação da alegria de viver que tanto procuramos!
Cristina Arneiro – EFT Master Practitioner

A Alexandra é uma excelente formadora de EFT bem como terapeuta. Com honestidade, entrega e o seu jeito muito único, transmite sabedoria e conhecimentos ajudando os alunos de forma persistente, intuitiva e sábia. Adorei fazer o curso de EFT com a Alexandra e recomendo vivamente.
Tânia Furtado – EFT Master Practitioner

Fiz o curso de EFT Master Practitioner com a Alexandra e senti que foi um bom investimento de recursos.

O curso está bem estruturado e tem bastante conteúdo. As componentes teóricas e práticas estão bem equilibradas. Realizei bastantes exercícios, quem a mim, quer ao meu parceiro, simulando potenciais situações profissionais de uso do EFT. Considero que a componente prática foi muitíssimo importante.

Já tinha conhecimento de EFT mas agora sinto-me apta a poder usar a técnica e com mais segurança. Consegui esclarecer todas as dúvidas que trazia antes do início do curso.

Em relação à Alexandra, é uma formadora competente, simpática e entusiasta e conseguiu prender a minha atenção ao longo de toda a formação. Valeu bem a pena.

Catarina Sabino – EFT Master Practitioner


Gostei imenso desta formação e gosto muito da forma como conduzes as formações. És clara, simples, conduzes o grupo ao foco sempre que há dispersão e és muito real :))

Num próximo ano irei fazer uma reciclagem que é sempre tããããããããooooooo boooooooooooooooom!!!

Sofia Matinhos – EFT Master Practitioner e Positive EFT


Antes de mais quero agradecer-te os dias de partilha (intensa) que tivemos… és uma excelente formadora com muita prática e que sabe muito bem do que está a falar…

Embora já tivesse lido informação acerca do EFT, definitivamente não há nada como a nossa própria experiência, o nosso sentir… e sem dúvida foi surpreendente a sensação de paz que recebi durante todo o processo…EFT é libertador, profundamente libertador…

A leveza que nos dá permite-nos fazer a uma análise mais positiva acerca de nós mesmos, de quem somos, do que sentimos e do que nos rodeia nas nossas vidas, permitindo assim vivermos com mais equilibrio…

Numa só palavra: Gratificante.

Márcia Marta – EFT Master Practitioner


Olá Alexandra! Estava na dúvida se lhe enviava um e-mail ou se esperava pelo próximo sábado mas a sua mensagem trouxe a resposta! Queria tanto partilhar consigo que pela primeira vez em 8 anos dormi sozinha em casa de luz apagada! O meu marido foi para Áustria em trabalho na segunda e foi o momento perfeito para experimentar e consegui! Que experiência maravilhosa! Que ferramenta potente! Obrigada.

Ana Luz – EFT Master Practitioner

Acompanhada pela excelente formadora Alexandra Paulino, com domínio das temáticas abordadas, acessibilidade máxima e com a capacidade de acompanhar todas as formandas, a participação no curso de EFT decorreu em bom espírito de grupo, forte interajuda e entrega pessoal o que tornou os dias partilhados em aprendizagens positivas e essenciais para o meu desenvolvimento pessoal humano e profissional. Este curso mostra uma realidade simples e clara das emoções e dos seus efeitos, prepara para uma actuação “para além das linhas do quadrado” e envolve um mundo repleto de entendimento, altruísmo e aceitação.

Ana Luz – EFT Master Practitioner

 


cbff17d9-034b-41b8-b817-e573d2e8f38f

50543a43-9a59-4dcc-a2c0-f3a9bfa94d8c.jpg


Deixe um comentário

Curso Gratuito

 

felicidade2

A EFT é uma técnica incrivelmente poderosa em inúmeras situações, inclusive para mudar a vida. Mudou a minha.
E de modos diversos, também mudou algo na vida de todos os anteriores participantes destes cursos.

Quero partilhar esta possibilidade com mais pessoas. Especialmente aquelas que não têm ainda disponibilidade económica para frequentar uma destas formações.

Para isso, em cada curso disponibilizo 1 lugar gratuito* para quem comprove que não tem modo de pagamento.

Peço a cada um que considere a sua situação com honestidade e frontalidade e apenas avance com este pedido, se a sua realidade não puder de todo suportar o custo da formação, de modo a quem realmente precisa possa beneficiar desta ajuda.

 

*No entanto, o valor para a The AMT (variável, conforme o curso) terá de ser pago.


Modo de comprovação:

  • Obrigatório contactar-me por e-mail. Explicar a sua situação em linhas breves, porque pretende o curso, o que poderá fazer ou desenvolver com ele.
  • Se estiver desempregado: declaração do centro de emprego e/ou da segurança social.
  • Se estiver em situação menos clara, os comprovativos serão o que for possível.

Tef. 96 610 78 32    –    terapia.eft.alexandra@gmail.com


Deixe um comentário

EFT, a terapia integral: a ligação corpo-mente e como funciona

Desde há alguns anos que as terapias naturais são cada vez mais procuradas, e mesmo investigadas cientificamente, sendo que a maior parte se abriga dentro da área que se costuma chamar terapias holísticas. Cada vez mais entende-se que há uma ligação, ou melhor, integração, entre corpo, mente e espírito, e que não se pode tratar nenhum deles em separado. Somos um ser integral e devemos ser tratados assim.

Entre as inúmeras variantes da terapia holística, encontram-se os conceitos de medicina energética e psicologia energética. Entende-se que a matéria não é mais do que energia de vibração mais baixa e que, se buscarmos meios de cura através da energia, podemos mudar a matéria.

A Terapia EFT – Emotional Freedom Techniques (ou Tapping), é uma terapia que actua na energia dos meridianos através de toques ou batidas ligeiras. A técnica trabalha no sistema energético corporal, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, e usa certos pontos da acupunctura. Daí o nome muitas vezes utilizado de acupunctura sem agulhas. Mas ao mesmo tempo, e diferentemente da acupunctura, é utilizado o foco de atenção e pensamento, de modo a se atingir um alvo específico, ou seja o assunto a ser tratado. Normalmente este pensamento é traduzido em fala para facilitar a concentração (talking), por isso também é chamada de acupunctura psicológica ou emocional.

O número cada vez maior de testemunhos positivos, comprovam que terapias deste género (sendo o EFT uma das mais conhecidas, entre as várias terapias de energias dos meridianos) trazem uma notável melhoria em inúmeros casos.

Pode dizer-se que o responsável por esses resultados positivos é a própria conversa (talking), já bastante conhecida na psicoterapia tradicional. Sem dúvida isso tem parte da verdade. Pode-se dizer, também, que o resultado se dá por causa das batidas nos pontos de acupunctura. E isso também tem parte da verdade. Mais ainda, o EFT facilita a conversa interna, quando ouvimos e aprendemos a interpretar as mensagens que recebemos do corpo. Isso, sem dúvida, também tem grande parte da verdade. É o conhecido caminho de ouvir o que seu coração fala ou ouvir o corpo.

O uso da terapia da conversa (talk therapy) para problemas físicos é ainda bastante controverso quer na comunidade científica quer na generalidade do público. Mesmo que o mundo esteja cada vez mais aberto à ideia holística e ao conceito corpo-mente, a maioria das pessoas ainda está muito presa à ideia da separação do corpo físico para com o mental ou espiritual.

Esta ideia criou-se a partir no século dezassete com Newton e Descartes, e nasceu da necessidade de separar a ciência e o estudo científico da subjugação aos princípios da religião e do poder da igreja na Europa. Uma nova era começou no século vinte, e principalmente a partir da década de sessenta, com o despertar no Ocidente das antigas tradições da China e da Índia e em menor grau de outras tradições indígenas do continente americano. Com ela a ideia espiritualista vencia as barreiras do conceito religioso e se integrava no conceito terreno.

Do lado científico, no início do século vinte as teorias de Einstein e de outros colegas sobre a energia trouxeram uma nova maneira de pensar sobre a matéria, o visível e o invisível, resultando na moderna teoria quântica. Em outra área de investigação, na década de setenta, pesquisas conseguiram isolar os neurotransmissores, que actuam em grande parte no sistema imunológico. Isso foi rotulado como um segundo cérebro. Por outras palavras, o sistema imunológico, que nos protege das doenças, pode ser treinado a aprender e responder a sinais externos. Ou seja, o sistema nervoso também aprende e se lembra, tal como o cérebro.

Ao longo deste tempo as experiências científicas e empíricas têm demonstrado que o sistema nervoso pode afectar o sistema imunológico e o sistema imunológico pode afectar o sistema nervoso. Assim, podemos entender que o que chamamos stress causa muitos desequilíbrios no corpo. Hoje em dia sabe-se que o cérebro, os neurotransmissores (actuando como mensageiros e mediadores), e o sistema imunológico, comunicam uns com os outros e comunicam com todo o corpo e todas células, criando cada vez mais uma coerência e uma ligação total.

Existem mensagens que transmitem estados positivos do cérebro ao sistema corporal. E existem mensagens que transmitem estados negativos. É a ligação corpo-mente. Estes estados são chamados emoções. Assim, emoção é a informação de um estado apercebido como positivo ou negativo que se espalha pelo corpo e que apresenta sintomas físicos próprios.

Estes sintomas diferem e afectam sistemas e órgãos ou zonas do corpo diferentes. E como se faz a ligação deste estado ao sistema energético? Por todo o corpo existe uma rede que transmite a corrente eléctrica, tal como as veias que levam o sangue, e que liga todo o corpo. Os estados positivos e negativos também percorrem esta corrente, afectando-a de modo positivo, fluindo, ou negativo, bloqueando-a.

Podemos pensar nesta corrente energética como rios que correm, onde ocasionalmente caem pedras ou outros escombros – os estados negativos. Com o tempo e os acontecimentos da vida mais restos se acumulam. Até criar uma barreira. E esta barreira cria uma estagnação. Quanto mais se acumula, mais difícil é atingir o estado de fluxo de novo. E a quanto mais estagnação se cria, mais a energia se condensa e perde vibração, começando a criar dor ou doença no corpo.

Podemos aprender como influenciar o sistema emocional e físico, desbloqueando o fluir da energia, fazendo com isso uma grande diferença na nossa vida e saúde. Com isso, podemos levar uma vida de bem-estar e crescimento, ao invés de uma vida de medo, sempre se defendendo de doenças e outros factores negativos.

Com o desenvolvimento das técnicas da psicologia energética dos últimos vinte anos, tais como o EFT, e a maior aceitação do sentido holístico na medicina, a separação entre corpo e mente tende a desaparecer. O corpo é capaz de se auto-curar, e a EFT é uma óptima ferramenta para ajudar nesse processo.